Oliveira do Hospital, Capital Europeia da Cultura 2021

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 89807 ações

Bruxelas, 20 de Janeiro 2017. O anúncio de sexta-feira na sessão parlamentar causou uma surpresa agradável na bancada de euro-deputados Portugueses. A par de outras cidades selecionadas para Capital Europeia da Cultura em 2021 como Timisoara (Roménia), Elefsina (Grécia) e Novi Sad (Sérvia), decidiu juntar-se Oliveira do Hospital (Portugal).

Quando o euro-deputado Francisco ASSIS (Partido Socialista) foi indagado pelo CM sobre as possíveis razões sobre a escolha de uma cidade portuguesa, este respondeu:
"Tive oportunidade de saber desta notícia em avanço da sua publicação oficial, e ao inquirir o grupo de trabalho sobre a razão em particular da sua escolha, fui informado que a Ordem Hospitaleira havia sido fundada precisamente no ano de 1521 em território que hoje não faz parte da União Europeia. Porém, o território mais significativo dessa famosa ordem que ainda hoje persiste no nossos dias, é precisamente essa cidade Portuguesa denominada Oliveira do Hospital, razão pela qual foi escolhida como monumento à memória e cultura Europeia".

José Carlos Alexandrino Mendes, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acedeu a uma entrevista telefónica na qual reagiu com visível alegria pela escolha anunciada, mencionando que a cidade estaria "plenamente preparada" para acolher as festividades e estimada afluência de turistas estrangeiros. Quando questionado sobre o número esperado de visitantes, o presidente respondeu "fomos informados que poderá ser na ordem de 3 a 6 milhões de visitantes, o que certamente nos agrada pelo impulso que dará ao comércio local".

Ao que foi possível apurar pelo CM, a nomeação ainda se encontra em estado preliminar e segue um processo de avaliação para averiguar se reúne condições para albergar o evento, e mais importante, para averiguar se os residentes da cidade nomeada se exprimem activamente a favor de tal seleção.

A tornar-se fixa a decisão de Bruxelas, Oliveira do Hospital junta-se ao grupo exclusivo de outras cidades portuguesas selecionadas anteriormente como Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).


Nota: Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
NB-DE 2017

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty