Portugueses Galandum Galundaina gravam banda sonora para novo filme de Quentin Tarantino

domingo 20 setembro 25358 ações

Portugueses Galandum Galundaina gravam banda sonora para novo filme de Quentin Tarantino

O grupo transmontano Galandum Galundaina está de malas feitas para a Califórnia, onde vai participar nas gravações da banda sonora para o novo filme de Quentin Tarantino.

O trabalho de Galandum Galundaina ao longo dos últimos 20 anos tem contribuído para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano em Portugal. O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.

Para além da edição de três discos e um DVD ao vivo, o trabalho do grupo inclui a padronização da gaita-de-foles mirandesa, a construção de instrumentos tradicionais (usados em concerto), bem como a organização, produção e programação de outros festivais/eventos relacionados com a cultura tradicional.

Os álbuns do grupo editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada. Em 2010 para além da atribuição do Prémio Megafone, o álbum Senhor Galandum foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais. Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes Festivais de World Music/Folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia e em curso a participação nas gravações para o novo filme de Quentin Tarantino totalmente rodado na Califórnia.


recomendado