LIGAÇÃO DA ZONA INDUSTRIAL DE CASTANHEIRA À “A3” e “A27”

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 70537 ações

A zona industrial de Castanheira - Paredes de Coura, geograficamente, a mais bem localizada deste Concelho, sofreu bastante com os anos e crise, tendo na altura, encerrado várias fábricas das poucas ali existentes.
Esta Zona Industrial, em relação à outra existente neste concelho, sempre considerada a parente pobre, aqui foram instalados pequenos polos industriais e oficinas mecânicas, onde o número de funcionários, sempre foi muito reduzido, sendo que alguns deles apenas empregava um/dois funcionários.
Recentemente, a Junta de Freguesia de Castanheira, reuniu com os órgãos Municipais do concelho, tendo sido discutida a sua remodelação e ampliação.
A já ampliada fabrica “MGI COUTIER”, que passou a ocupar os armazéns da Câmara Municipal e o terreno anexo, onde em tempos existiu uma espécie de lixeira municipal, veio dar uma nova dinâmica a esta Zona Industrial, no entanto, uma grande multinacional europeia, cujo nome por enquanto não pode se revelado, vai ali construir uma híper unidade fabril. A sua construção está a ser estudada para o local onde se localiza o recinto do Grupo Desportivo de Castanheira, estendendo-se pelo monte denominado por “Cornichas”, cujo projeto está em fase estado bastante adiantado.
Este polo industrial vai necessitar de um grande número de funcionários, que muito contribuirá para reduzir o número de desempregados no concelho, assim como nos concelhos limítrofes, especialmente o de Ponte e Lima.
Atenta a esta situação, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Castanheira, já reuniram com os órgãos governamentais, onde segundo consta, chegaram à conclusão que agora é imprescindível a construção de uma nova ligação à A3 e A27, por Ponte de Lima.
Segundo consta, já existe um projeto em fase bastante adiantada, cujo traçado será a construção de um túnel que perfurará o Monte de Carvalhal, no lugar de Penim – Freguesia de Cunha, até ao lugar de Sobrada – Rendufe - Ponte de Lima, próximo a Capela de Santa Luzia, prosseguindo depois o seu traçado numa ponte até à freguesia do Bárrio, onde depois prosseguirá seu percurso à superfície até ligar às duas principais vias rápidas do Alto Minho, A3 e A27.
Neste local, apenas ficará o edifício da Sede da Associação Cultural e Recreativa de Castanheira, que servirá de refeitório para os funcionários daquela unidade fabril. O Campo de Futebol do Grupo Desportivo de Castanheira, assim como as restantes infraestruturas serão desativadas e reconstruídas no monte denominado por “Chã das Cruzes”, no lugar de Corredouras. Ali será construído um recinto desportivo completamente moderno com campo de futebol com relva artificial, assim como um novo Polo Desportivo.
A construção de tais infraestruturas neste local, carece ainda de vários estudos, em virtude de ali, durante a guerra a restauração terem corrido os mais duros e sangrentos Combates da Travanca, onde as nossas tropas derrotaram o exército castelhano e segundo consta, os mortos foram ali enterrados e ainda que bastante remotas, durante as escavações ainda poderão ser encontradas ossadas.
Por tal motivo, caso não seja possível a construção de tal infraestrutura neste local, existe um segundo plano, o Monte da Pena, nesta freguesia, que embora a sua geografia não seja a mais adequada, servirá plenamente para o efeito, granjeando a concordância de grande número dos habitantes da freguesia.
O concelho de Paredes de Coura, vai agora ficar muito bem servido com duas ligações à A3, uma pelo norte e outra pelo sul do Concelho, pelo que em breve, vamos ver placas naquela autoestrada com as seguintes indicações, “Paredes de Coura Norte” e “Paredes de Coura Sul”.

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty