Jovem albufeirense tem 7 pontos no problema 5 em competição internacional de matemática

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 25158 ações

No passado mês de Agosto, realizou-se a 3ª edição das Olimpíadas de Matemática de Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Moçambique.

A equipa portuguesa foi composta por Miguel Torres, João Rocha, Henrique Santos e David Andrade, tendo a equipa conquistado a medalha de ouro, a medalha de prata e ainda as duas medalhas de bronze.

O jovem Miguel Torres, já repetente nesta competição, conseguiu a medalha de ouro, tendo obtido 41 dos 42 pontos da prova. Já a medalha de prata foi conquistada por João Rocha, aluno do Colégio Paulo VI em Gondomar.

Apesar de Miguel Torres ter conseguido medalha de ouro, faltou-lhe um ponto no problema 5 para conseguir uma prova perfeita. João Rocha e Henrique Santos também não conseguiram ter os 7 pontos que este problema tinha para oferecer.

Mas, o génio de Albufeira conseguiu ter os 7 pontos, tendo sido o único português a conseguir alcançar tal proeza, sendo que nunca nenhum português tinha tido 7 pontos no problema 5 da 3ª edição das OMCPLP antes.

"A minha solução do problema tinha 15 páginas e o professor António Salgueiro teve de usar um computador para a corrigir"-disse David Andrade, cheio de orgulho.

"Ele pode ter sido o português com menos pontos na prova, mas a verdade é que foi o único a ter 7 pontos no problema 5, e todos devemos estar muito orgulhosos dele"-disse o presidente da junta de freguesia de Albufeira.

O treino e seleção destes aluno é realizado somente pelo Projecto Delfos, que todos os meses organiza estágios de matemática aos melhores e mais interessados alunos do país.

"O David passou agora para o 10º ano e vemos muito potencial nele"-disse Alfredo Costa, membro do Projecto Delfos -"é um candidato a ter ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática".

O jovem albufeirense ganhou também as Olimpíadas de Química e ambiciona ir futuramente às Olimpíadas Internacionais de Química.

No entanto, David está certo que irá fazer parte da próxima equipa das Olimpíadas Internacionais de Matemática. "Fui o membro mais jovem da equipa e evoluí muito neste último ano. Vou continuar a treinar e para o ano ninguém será melhor que eu"-disse-nos o brilhante aluno.
"E mesmo que não consiga ir já para o ano, daqui a 2 anos vou de certeza, já que dos alunos que foram este ano a competições internacionais, só 3 são do 10º ano e eu fui o único a ir do 9º ano"-disse David com um grande sorriso na cara.

As olimpíadas de matemática começam já em Novembro, com a 1ª eliminatória. Se quiser ir a uma competição de matemática com este incrível aluno não se esqueça de se inscrever na sua escola!

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty