Encontrado Petróleo ao largo de Portimão

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

2059 98761 ações

As actividades de prospeção levadas a cabo pela Fuel Portugal chegaram hoje a bom Porto. A empresa liderada por Sousa Cintra acaba de anunciar a descoberta de uma jazida de petróleo localizada ao largo de Portimão. Segundo as estimativas actuais, levadas a cabo por geólogos e geofísicos, a descoberta poderá levar à produção de 10 kboe semanais, ou seja, 10 mil barris de petróleo por semana. Esta descoberta poderá por Portugal no top 10 dos principais produtores europeus de petróleo e está avaliada em cerca de 150 milhões de euros por ano.

Para alé do petróleo, a descoberta contempla gás natural associado, estando já em análise a possibilidade de ligar este gás directamente à rede nacional. Esta descoberta permitirá reduzir as importações de gás natural liquefeito proveniente, sobretudo da Nigéria, e permitirá aumentar as exportações para a vizinha Espanha, que de momento é altamente dependente de gás importado da Argélia.

Esta situação é altamente vantajosa para Portugal, pois levará a uma menor dependência energética do exterior e permitirá reduzir, significativamente, as exportações e aumentar as importações.

É de prever que ao longo dos próximos meses mais descobertas desta natureza possam vir a acontecer, sobretudo ao largo do Algarve e Alentejo. É de prever, também, grande contestação por parte de grupos ambientais que se têm manifestado contra a produção de petróleo no Algarve, argumentando que tal actividade será altamente prejudicial para o Turismo.

Certo é que o overdose á já manifestou a sua satisfação com a descoberta e que esta contribuirá decisivamente para a redução da dívida pública, tendo a agência de ratinho Standard & Poors já manifestado a sua intenção em reverter o retina da dívida portuguesa.

Empresas internacionais já manifestaram o interesse em associarem-se à produção, é portanto de prever grandes investimentos a serem feitos em Portugal.

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty