Governo e Embraer assinam contrato para a compra de (até) 6 aeronaves KC390

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

quarta 17 agosto 2059 55454 ações

O Governo Português e a Embraer assinam amanhã, 26 de Julho pelas 14:00 o tão aguardado contrato para a compra de "pelo menos" cinco aeronaves KC-390 e de, eventualmente, um simulador de voo para instalação e operação em território nacional.

Portugal esteve envolvido no projecto de desenvolvimento e produção do KC-390, um compromisso reforçado em 2011 pelo ministro da Defesa e a Embraer, num acordo visando uma potencial aquisição por Portugal de aeronaves KC-390, nomeadamente mediante o acompanhamento pela Força Aérea do desenvolvimento de configuração da aeronave.

No passado dia 20 de Junho, o Ministério das Finanças aprovou a proposta do Conselho de Ministros para a atribuição de 360 milhões de euros para financiar a participação do Estado, em parceria com a Embraer, no programa de desenvolvimento e produção da aeronave de transportes multiusos. O valor destina-se a cobrir a aquisição de três aeronaves, sendo as restantes (pelo menos) duas aeronaves suportadas por fundos do Ministério da Agricultura e Pescas cofinanciado por fundos da União europeia.

A resolução que autoriza a despesa de 360 milhões de euros foi apresentada como "factor de desenvolvimento e dinamização e industrial no sector aeronáutico e para a economia nacional".

Os KC-390 vão substituir os transportes da Força Aérea C-130 e o programa tem a sua fase de conclusão prevista para o final deste ano.

O avião de carga reforçará as capacidades de transporte, busca e salvamento, evacuações sanitárias e deverá incluir as capacidades de reabastecimento em voo e de combate a incêndios, ficando com a vertente militar e civil.

Azeredo Lopes lembrou que este projecto é o primeiro programa aeronáutico de duplo uso com engenharia portuguesa, tendo Portugal conseguido chegar a 2018 com um `cluster´ aeronáutico constituído e uma engenharia aeronáutica "altamente competitiva" a nível europeu.

A fuselagem exterior do KC-390 tem uma "fortíssima" componente de investigação e desenvolvimento nacional, recordou.

Este é um site satírico. Não o tome seriamente. É uma piada.

loading Biewty