Furacão a aproximar-se das Ilhas do Arquipélago dos Açores.

sábado 25 setembro 2059 32272 ações

Furacão a aproximar-se das Ilhas do Arquipélago dos Açores.

O Furacão Medusa, atualmente com a categoria 3 numa escala de 1 (menos grave) a 5 (mais grave), com ventos da ordem dos 280 km/h, está a Leste das Ilhas do Arquipélago dos Açores e deverá fazer uma rota para Nordeste, atingindo os Grupos Ocidental e Central no próximo sábado já como tempestade tropical.


Em declarações ao Açoriano Ocidental, o delegado nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Diamantino Matos, afirmou que o Furacão Medusa deverá atingir os Açores na madrugada de sábado já enfraquecido, ou seja, na categoria de tempestade tropical, afetando sobretudo os Grupos Ocidental e Central do arquipélago. Pelas previsões atuais, não se prevê que o Medusa afete de forma relevante o estado do tempo nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Na sexta-feira, o IPMA deverá emitir um alerta de mau tempo para os Açores, já com um maior grau de certeza sobre a passagem do Medusa e os seus efeitos no arquipélago.

O Medusa é o oitavo furação a formar-se no Atlântico neste ano de 2017. O primeiro furacão a formar-se foi o Alex, que atingiu os Açores em janeiro e foi um fenómeno muito raro, que já não acontecia há quase 40 anos, uma vez que os furacões em Maio são muito raros, sendo a sua época normal de formação entre os meses de junho e novembro.

loading Biewty
loading Biewty 3